Energia solar será responsável por 1/3 da produção elétrica do mundo até 2060

Energia solar será responsável por 1/3 da produção elétrica do mundo até 2060

Energia solar será responsável por 1/3 da produção elétrica do mundo até 2060

Por se tratar de uma fonte, que além de poder ser usada em qualquer localidade do planeta, é também inesgotável e renovável, estima-se que o uso da energia solar cresça de forma impetuosa nos próximos anos. Um estudo da Agência Internacional de Energia, do inglês International Energy Agency (IEA), afirma que a energia fotovoltaica poderá representar um terço da produção global de energia elétrica até 2060.

Se no mundo esse mercado ainda não é tão aproveitado, no Brasil acontece o mesmo. De acordo com dados do Atlas Brasileiro de Energia Solar do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o país apresenta um excelente recurso solar, com potencial de geração de energia entre 1.500 e 2.350 kWh/m²/ano.

Diante desse cenário, grandes e pequenos produtores têm usufruído de inúmeras formas desse mercado. Empresas decidiram aproveitar da Resolução Normativa 482/2012 da Aneel, que permite que qualquer pessoa possa realizar a troca da energia com a rede elétrica.

Com as vantagens, a energia solar ao redor do mundo cresce 1300% ao ano.

Durante o evento de lançamento de uma das usinas da empresa, em agosto deste ano, o empresário do setor fotovoltaico, Samir Gabriel, comentou sobre a mudança do mercado de energia no país.

“O Brasil não pode depender de ter água o suficiente. Precisa diversificar sua matriz energética e neste contexto a energia solar surge como opção. Com 306 hectares e mais de 345 mil placas, a fazenda beneficiará não somente Manga, mas toda região”, disse.

Fonte: Veja (modificado)

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas ações !